Uma das mais antigas práticas espirituais da humanidade, é um conjunto de crenças ancestrais presente em todo o mundo. Uma das grandes características do Xamanismo é colocar a comunidade em primeiro plano sempre.
Um dos caminhos que eles pregam é um relacionamento de amor e sintonia com a mãe Terra. O foco das práticas do Xamanismo está nos ritmos cíclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento.
O Xamã atua também como um canal de auxílio na cura, exatamente por ter o real conhecimento e a consciência do poder das plantas, das pedras, dos espíritos animais e dos seres da natureza em geral.
Os Xamãs acreditam que a interação harmônica dos elementos da natureza equilibra a jornada de nossa alma, fazendo girar a roda da vida em harmonia. A Terra é relacionada com o corpo físico e as sensações; a Água, com a alma, as emoções e os sentimentos; o Ar com a mente, pensamentos e ideias e o Fogo à consciência e à inspiração.
Resumindo, a prática do Xamanismo estabelece contato com outros planos de consciência com o objetivo de obter conhecimento, poder, equilíbrio e saúde; além de propiciar tranquilidade, paz, concentração e o bem estar como um todo.
Beijos,
Márcia Fernandes