Os conceitos Yin e Yang derivam da sabedoria chinesa taoísta, mais propriamente do I Ching.
Este principio mostra que duas forças se complementam, seguindo tudo que existe no Universo. São os pólos positivo e negativo que se encontram em todas as coisas existentes, um não vive sem o outro, além disso dão forma a tudo. São duas energias que estão em todas as formas de criação. Veja alguns exemplos:
Sol/Lua.
Luz/Sombra.
Claro/Escuro.
Inspiração/Expiração.
Frente/Verso.
Calor/Frio.
Dia/Noite.
Direita/Esquerda.
Doce/Salgado.
Movimento/Repouso.
Espírito/Matéria.
Apesar de representarem a dualidade no universo, seus aspectos positivo e negativo não representam o bem e o mal, e sim duas energias diferentes e essenciais para a evolução.
Tudo na vida é energia e o segredo do bem viver é harmonizar estas energias no cotidiano de nossas vidas. Devemos sempre caminhar na estrada do equilíbrio. Quem busca reformar-se intimamente, deve trilhar pela vida evitando os caminhos extremos.
Vivemos em um mundo de energias e sensações, e toda vez que, por qualquer situação, nos desequilibramos física ou espiritualmente, adoecemos do corpo e do espírito.
Vamos meditar a respeito dessa dualidade que existe em todo do universo, e dentro de nossas possibilidades evolutivas, devemos fazer a parte que nos cabe.
Beijos
Márcia Fernandes