Em 1999, durante exames de rotina, Herson Capri descobriu ter um câncer no pulmão. Sua mulher, a médica Susana Garcia, teve papel essencial na batalha contra a doença.
“Quem primeiro viu o raio-X com o tumor foi a minha mulher. Ela foi muito objetiva e firme no sentido de pesquisar o tipo de câncer e o melhor tratamento”, conta o ator.
Ao consultar um especialista, Herson viveu um momento desanimador: “Fui desenganado. O médio disse à minha mulher: ‘Olha, não dou seis meses de vida para ele’. Mas contei com o acolhimento da família e minha vontade de continuar vivendo”.
A cirurgia foi um sucesso e o organismo do ator respondeu bem ao tratamento. Dezessete anos depois, ele está em plena forma aos 64 anos. Exercita-se com frequência e chega a correr quase 10 quilômetros sem intervalo.
O câncer fez Herson Capri ter outra postura diante da vida: “Sorrio mais, me preocupo menos, tento manter o bom humor sempre”.
Márcia Fernandes comenta a força espiritual do ator e sua cura improvável: “Herson é filho de Santa Ana, a avó de Jesus, e de Nossa Senhora Aparecida. As pessoas trazidas ao mundo por Santa Ana vivem muito, e ficam cada vez mais sábias e espiritualizadas conforme envelhecem. A cura dele foi totalmente espiritual. Na Bíblia, Jesus dizia: ‘Te curo de acordo com o tamanho da tua fé’. Na hora em que Herson se viu doente e perto da morte, se reconectou consigo mesmo, com a família e com o Divino. O timo* dele voltou a funcionar e eliminou as cédulas cancerosas. A alegria dele de viver, mesmo sabendo que a morte poderia acontecer a qualquer momento, foi mais fo rte do que a doença. Quando a pessoa tem a mente positiva e gera pensamentos positivos, dificilmente adoece. E, se fica doente, consegue se recuperar mais rápido. Câncer no pulmão é autocídio no caso de fumantes. Já quem não fuma pode desenvolver esse tipo de tumor caso tenha muito medo de viver. Aos doentes de câncer, sugiro a leitura do salmo 119, que ajuda na cura e na autocura, e também o salmo 60”.
*Timo é uma glândula localizada no mediastino e atua na defesa de nosso organismo. A palavra timo vem do grego ‘thymus’, que significa energia vital.
Foto: Divulgação